O empresário Antonio Souza nasceu em Varjota, Sertão do Ceará, em 1970. Filho de um agricultor, Zé Caboclo, e de uma dona de casa, Dorina, dividia uma minúscula casa de taipa e um chão de terra batida com dez irmãos.
Aos três anos Antonio sofreu um acidente, quando caiu e bateu com a cabeça na cama e o resto do corpo na parede. Isso fez com que passasse pelo menos seis meses assustado e gritando de tanta dor. A partir daí, passou a ter dificuldades para andar.
O pai era devoto de São Francisco e fez uma promessa para que o filho sobrevivesse e o inchaço das pernas passasse. Aos 10 anos, enquanto acompanhava o irmão numa caçada, outro acidente aconteceu. O irmão ia à sua frente quando escorregou num declive e atingiu Antonio com um disparo em uma das pernas.
Por conta disso, teve que ser socorrido ao hospital mais próximo para retirada dos estilhaços da bala alojada na perna. Deste fato, surgiu uma esperança: o médico informou a Zé Caboclo que a claudicação do filho tinha jeito, mas o tratamento só poderia ser feito em Fortaleza.
A família não tinha recurso para tal e Antonio Souza saiu pedindo ajuda de casa em casa até que conseguiu reunir a quantia. Enquanto esteve em Fortaleza, trabalhou como jardineiro e estudava à noite.
No ano de 1982, Antonio se mudou para Araripina, em Pernambuco, onde passou a morar com os tios João e Raimunda. Ali trabalhou na roça, colhendo mandioca. Na tentativa de melhorar de vida, Antonio foi novamente para a cidade grande, aprendeu a datilografar, fez cursos de eletrônica e começou a instalar antenas de televisão.
O irmão dele tinha uma pequena fábrica de bolos no Ceará e começou a ganhar dinheiro com isso. Inspirado nisso, Antonio achou que poderia tentar uma nova atividade. Foi quando começou a fabricar bolos e picolés.
Fez curso de datilografia e também de eletrônica. Aprendeu a instalar antenas de televisão. Passava a madrugada instalando parabólicas. Em 28 anos de trajetória, se transformou num empresário e especialista de Tecnologia da Informação.
Com a Fundação Antonio Souza, tem atuado no desenvolvimento de diversos projetos no Sertão do Araripe. O empresário trabalha para que o novo Aeroporto de Araripina saia do papel, fazendo com que a região atraia mais investimentos e gere empregos para a população. Este é um sonho compartilhado com o prefeito Raimundo Pimentel (PSL).
Antonio tem uma história de vida surpreendente, que foi retratada em um curta-metragem lançado em 2018 e disponível em sua página oficial no Facebook. “Costumo dizer que sou uma prova viva de que Deus existe”, afirma. É casado com Suely e pai de dois filhos: Anthony e Luan.
Entre as empresas de Antonio Souza, está a CAB Motors, em plena expansão no mercado automotivo brasileiro. Araripina foi escolhida para sediar o centro no Norte-Nordeste de montagem dos carros elétricos da companhia, com os modelos eCab e eStark, o que vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local. (Por Maluma Marques)