Após dias intensos de competições, trabalho em equipe e muito aprendizado durante a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, cinco times do Nordeste foram classificados para a fase nacional, incluindo três de Pernambuco: Unity, do SESI Escada, Kyrios Lego, do SESI Araripina e Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão. Também foram classificados os times Robomac e Cambtec, ambos do SESI de Alagoas. O evento aconteceu nos dias 1° e 2 de abril, no SESI Paulista, e reuniu cerca de mil pessoas, entre competidores, familiares e visitantes. Ao todo, participaram 27 equipes de escolas públicas e privadas pernambucanas e dos estados de Alagoas, Ceará e Paraíba.
O torneio desafiou estudantes de 9 a 16 anos a desenvolverem projetos para repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte e da logística, temas da temporada do FLL, batizada de “Cargo Connect”. A etapa nacional acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
Os integrantes da equipe Kyrios de Araripina, no sertão do Araripe, destacam que a experiência de participar da FLL é única e proporciona conhecer novas pessoas e fazer amizades. Davi de Jesus é aluno do 7º ano do Ensino Fundamental e afirma que a interação e os laços de amizade que foram criados na competição são um dos diferenciais. “Os conhecimentos que já temos durante a preparação e o que aprendemos nos dias da competição vão ficar para sempre. A robótica é um mundo fantástico e a nossa experiência foi muito divertida”.
A equipe desenvolveu um aplicativo para celular que foi batizado de Kyrios Map e tem como objetivo melhorar a logística de entregas nas compras de aplicativos e lojas digitais. O aplicativo de monitoramento em tempo real conecta todos os envolvidos no processo como as lojas e clientes, clientes e entregadores, e principalmente entre os entregadores, pois estes irão compartilhar as melhores rotas para otimizar as entregas garantindo a satisfação dos clientes.
Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo agradeceu a participação e o empenho de todos os envolvidos: voluntários, técnicos, juízes e alunos. “Sabemos que uma competição como essa vai muito além de ganhar ou perder. É uma grande oportunidade de aprender sobre esforço, dedicação, autoconfiança e espírito esportivo. Por isso, tenho certeza de que vocês levarão esses dois dias para a vida de vocês”, afirmou a gestora.
Durante a cerimônia de encerramento, além dos troféus entregues às três primeiras equipes classificadas para a fase nacional, também foram realizadas premiações em categorias oficiais e não-oficiais. Foram elas “Técnico Destaque”, “Desafio do Robô”, “Design do Robô”, “Projeto de Inovação”, “Core Values”, “Anjo Destaque”, “Juiz Destaque”, “Estrela Iniciante” e “Desempenho do Robô”. Além dessas premiações, todos os participantes receberam medalhas de participação.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.