Sebrae/PE orienta empreendedores sobre como se organizar neste início de ano

Planejamento financeiro, estratégias de divulgação bem definidas e busca por capacitações podem fazer a diferença na gestão da empresa ao longo do ano

Para quem é dono do próprio negócio, o começo do ano é sempre o momento de realizar um balanço das decisões tomadas até agora, avaliando erros e acertos, além de preparar a empresa para o novo ciclo que se inicia. Planejamento é a chave do sucesso para qualquer empreendimento, seja para quem já está no mercado, seja para quem deseja ingressar. Em 2025, as projeções são positivas para muitos segmentos, mas os desafios econômicos demandam atenção redobrada dos empreendedores. O Sebrae/PE pode ajudar nessa caminhada.

Um estudo recente do Sebrae apontou que cerca de 21,6% das microempresas fecham as portas em até cinco anos. O principal motivo é a falta de planejamento, admitida por 17% dos empresários. Por isso, pensar nas finanças da empresa é o primeiro passo para atravessar o ano com tranquilidade. Realizar um estudo de viabilidade econômica é um bom começo. É fundamental avaliar cenários para 2025, um ano que será desafiador para os empresários.

“O empresário precisa se educar para manter o controle financeiro. A tendência é de um ano com taxas de juros mais altas, dólar elevado e impactos da nova reforma tributária. Por isso, a dica é se preparar, registrar as movimentações financeiras, se possível, diariamente; monitorar despesas, pagar as contas em dia para evitar juros e, o principal, ter sempre uma boa reserva financeira. Investir em ferramentas tecnológicas que ajudem nesse controle também é uma boa estratégia”, explica Cleto Paixão, analista do Sebrae/PE.

Maré alta para os pequenos negócios

O verão já começou e a promessa é de um primeiro semestre aquecido para os empreendedores de diversos setores, como turismo, lazer, hotelaria e alimentação fora do lar. O otimismo se deve à quantidade de feriados prolongados nos primeiros seis meses de 2025. As folgas estendidas começam logo em março, com o Carnaval, uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar o faturamento. Em Pernambuco, a Folia de Momo terá um tempo extra, por conta do feriado da Data Magna, logo após a Quarta-feira de Cinzas.

“Muitos consumidores já estão se programando para aproveitar esses feriados. Haverá uma grande demanda de turistas, sobretudo nos destinos mais procurados, como as praias. Para aproveitar o bom momento, é preciso estar preparado e bem estruturado para receber visitantes. Se for necessário buscar crédito para investir no negócio, a hora é essa! Mas isso precisa ser feito com responsabilidade”, alerta Cleto.

Outra orientação importante é pensar na divulgação do negócio. Definir estratégias de marketing em redes sociais para os períodos de maior movimento pode fazer toda a diferença. “O meu público-alvo precisa saber que eu estou ali. Em Bonito, no Agreste, por exemplo, além das cachoeiras e atividades clássicas de lazer, alguns empreendedores já estão investindo em visitas a vinícolas. Os empresários podem fazer parcerias, inclusive, para proporcionar novas experiências”, destaca.

Abusar da criatividade também é um diferencial. Entender as dores dos clientes e desenvolver estratégias que possam fisgá-los é essencial. “O Recife, por exemplo, tem uma infinidade de parques. É verão e eu vendo sorvete no meu estabelecimento físico. Não seria interessante levar uma estrutura móvel para oferecer o meu produto nesses espaços? É usar a inteligência e ir até onde o cliente está”, orienta o analista.

Apoio

Manter as finanças equilibradas, desenvolver habilidades para vender mais e traçar planos de divulgação e marketing são atitudes que necessitam de orientação especializada. O empreendedor interessado em saber mais sobre planejamento pode acessar este link https://bit.ly/tudo-sobre-planejamento e obter orientação pelo telefone ou WhatsApp 0800 570 0800.