Prefeitura de Araripina realiza entrega de boletos do Garantia Safra nesta sexta-feira (24)

A Prefeitura de Araripina, sob a liderança do prefeito Evilásio Mateus (PDT), homologou nesta semana o convênio do programa Garantia Safra. Cerca de 4.673 boletos foram encaminhados, dos quais 4.534 estão aptos. A entrega desses boletos será feita nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizado no Parque 3 Vaqueiros, beneficiando milhares de agricultores do município.

O prefeito Evilásio Mateus destacou a importância do programa para os agricultores familiares: “Mesmo Deus abençoando a nossa região com muita chuva, a gente está fazendo a nossa parte. A Prefeitura já homologou o convênio do Garantia Safra e estamos hoje na emissão dos boletos. Foram 4.673 boletos encaminhados e 4.534 estão aptos. Nós estamos cumprindo com as nossas obrigações para dar mais segurança e garantir os direitos dos nossos agricultores e agricultoras.”

Pedro Alves Batista, secretário executivo de Associativismo, reforçou o compromisso da gestão municipal em facilitar o acesso às políticas públicas: “Nossa missão é facilitar o acesso às políticas públicas e às parcerias entre o Governo Municipal, Estadual e Federal. A nossa parte está sendo feita, e aguardamos a participação dos outros entes para que, no próximo ano, os agricultores estejam assegurados em suas áreas.”

O secretário Roseilton Oliveira informou que um grande ato será organizado nos próximos dias para formalizar a entrega dos boletos: “Pedimos a todos os presidentes de associação que esteja amanhã, a partir das 8h, para recolher os boletos e entregar aos agricultores. Estamos cuidando para transformar a realidade dos agricultores e avançar ainda mais em prol do povo de Araripina.”

O programa Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em parceria com os governos municipais, estaduais e federal. O objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de regiões vulneráveis a perdas de safra devido à estiagem ou excesso de chuvas.

Podem participar do programa agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, renda familiar de até 1,5 salário mínimo, e que cultivem entre 0,6 e 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

Assessoria de Imprensa/Foto: Jayne Soares