Campanha da Prefeitura do Recife estimula doações aos fundos municipais da criança, do adolescente e da pessoa idosa, sem custo adicional para o contribuinte
A paixão que o recifense tem pela sua cidade agora pode se transformar em solidariedade. Com o mote “Declare Seu Bairrismo”, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e de Direitos Humanos e Juventude, lança a campanha de 2025 que convida os contribuintes a destinarem até 6% do seu Imposto de Renda aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMI). O valor doado não representa nenhum custo adicional: trata-se de uma parcela do imposto devido, que o contribuinte pode escolher destinar para projetos sociais realizados na própria cidade.
Para tornar o processo mais simples e acessível, a campanha aposta na tecnologia e na proximidade com a população. O WhatsApp oficial da Prefeitura está sendo utilizado para enviar mensagens com o passo a passo da doação, enquanto o Conecta Recife destaca a campanha e direciona os usuários para o site com todas as orientações: https://declareseubairrismo.recife.pe.gov.br.
Segundo o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, a meta da campanha em 2025 é arrecadar R$ 5 milhões — dois milhões a mais do que o valor conquistado no ano passado. Graças à parceria com a Receita Federal, o site da campanha conta com um contador atualizado em tempo real, que mostra o montante doado até o momento.
“Declare Seu Bairrismo aposta no orgulho típico do recifense para engajar mais pessoas na destinação de recursos aos fundos municipais. A campanha lembra que ser bairrista é mais do que amar o lugar onde se vive: é se importar com o bem-estar das pessoas que mais precisam. A iniciativa é um chamado à consciência social e ao amor pelo Recife e seu povo”, ressalta Cunha.
As doações são geridas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR), responsáveis por repassar os recursos a instituições que atuam com esses públicos no Recife. “Essa é uma forma simples, sem nenhum custo adicional, de exercer a cidadania e fortalecer as políticas públicas de proteção social. Cada contribuição é um gesto de empatia que vai fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, destaca Marco Aurélio Filho, secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife.
COMO FAZER A DOAÇÃO – Para fazer a doação, é preciso optar pela declaração completa do Imposto de Renda. Ao preencher os dados, o contribuinte deve acessar a aba “Pagamentos”, clicar no símbolo de “+”, selecionar “Doações Diretamente na Declaração” e escolher a opção “Doações aos Fundos Municipais”. Depois, basta indicar o estado de Pernambuco e o município do Recife. É possível doar para um ou para os dois fundos. Ao finalizar a declaração, é essencial emitir e pagar os boletos (DARFs) referentes às doações — eles estarão disponíveis na seção “Consultar Débitos, Emitir Darfs e Alterar Quotas”. O prazo final para declarar o Imposto de Renda vai até 30 de maio.