Prefeitura do Recife promove ações de conscientização sobre direitos dos animais

Práticas educativas serão promovidas por meio do projeto Adota PET, com a realização de palestras, workshop e atividades lúdicas e interativas

Em comemoração à “Semana Educacional de Conscientização quanto à Declaração Universal dos Direitos dos Animais”, que consta no Calendário Oficial de Eventos do Recife e que é celebrada sempre na última semana de agosto, uma série de ações serão realizadas por meio do programa Adota PET, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é chamar atenção sobre o tema, falar sobre proteção dos animais e, claro, sobre adoção responsável, unindo tecnologia e educação.

A programação começa nesta segunda (26), às 14:30h, na Escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar, no Alto Santa Isabel, em Casa Amarela. Alunos do 5º Ano vão saber mais sobre direitos dos animais, com a palestra “Amigos de quatro patas: direitos, deveres e adoção responsável”, que será ministrada por Amanda Santos, idealizadora e gestora do Adota PET. Os alunos também vão aprender usando a tecnologia, por meio de um jogo educativo em óculos 3D, a exibição de vídeos em realidade virtual dos cães e gatos disponíveis para adoção no Adota PET  e com a exibição da turma dos “animalóides”, que tem o objetivo de representar o reino animal por meio da robótica. O projeto é conduzido pela Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação (SEPTI), que estará presente no evento.

Na terça-feira (27), das 18h às 20h, será a vez do workshop “Transporte de animais: terrestre, marítimo e aéreo”, que ocorrerá na plenária da Ordem dos Advogados do Brasil-PE. Aberto ao público, o evento será conduzido pela presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-PE, Anaís Araújo, e pela idealizadora e gestora do Adota PET, Amanda Santos.

Por fim, na quarta-feira (28), será realizado um ciclo de palestras para alunos dos cursos de Direito e Medicina Veterinária da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), no campus Graças, das 14 às 16h. A primeira terá como tema “O que caracteriza erro médico e como evitá-lo”, proferida por Anaís Araújo da OAB, seguida pela palestra “Declaração universal dos direitos dos animais: uma análise crítica”, que será ministrada pela médica veterinária e advogada especializada em Direito Animal, Christyne Oliveira. Quem fecha a rodada de discussão é o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo, que vai abordar sobre a “Inteligência Artificial no Direito Animal”.