Conveniência, farmácia, padaria, petshop e escritório do posto consumiam energia sem passar pelo medidor de energia elétrica
A Neoenergia Pernambuco identificou, na última semana, desvio de energia elétrica em loja de conveniência, farmácia, padaria e petshop, que funcionam no posto de gasolina localizado na Rua Rachel de Queiroz Boa Esperança, na cidade de Petrolina. O escritório do posto também estava utilizando energia elétrica sem passar pelo medidor, ligado direto na rede de distribuição. Todas as unidades foram notificadas e serão cobradas administrativamente pelos consumos não medidos. Além disso, todos eles foram regularizados.
As ações de combate às irregularidades fazem parte da rotina da Neoenergia Pernambuco. Todas as lojas foram mapeadas pela central de inteligência da empresa de forma antecipada e, ao chegar nos locais, as equipes técnicas identificaram os desvios. Este tipo de irregularidade gera risco de segurança para os funcionários e para a população em geral, pois existe a possibilidade de acidentes até mesmo com quem passa na rua. Outro impacto importante é na qualidade e continuidade no fornecimento de energia. Como a rede elétrica é dimensionada para atender uma demanda energética, qualquer alteração influencia todo o bairro.
Desde o início do ano, a Neoenergia Pernambuco tem intensificado as ações de combate às fraudes de energia em todo o Estado. A intenção é coibir o crime e evitar acidentes com a população. As pessoas que quiserem denunciar ligações clandestinas ou qualquer tipo de suspeita de consumo de energia irregular podem ligar para o 116. Não precisa se identificar.
É importante deixar claro que furto de energia é crime previsto em Lei. O artigo 155 do Código Penal Brasileiro prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa referente a toda energia consumida e não faturada.
BALANÇO
Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Neoenergia Pernambuco levaram à recuperação recorde de cerca de 100 milhões de quilowatts-hora (kWh), entre janeiro e dezembro de 2024. O montante de energia é suficiente para abastecer a cidade de Olinda por 3 meses. Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes.
Durante todo o ano de 2024, foram realizadas mais de 181 mil inspeções, que resultaram na recuperação dos cerca de 100 milhões de kWh. Além das inspeções, a empresa substituiu 83 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica.