Por William Tavares/Folhape
Nove profissionais de saúde, do Hospital de Referência à Covid-19, na unidade de Boa Viagem, entraram, nesta terça-feira (19), na lista de pernambucanos já vacinados contra o coronavirus. Com a presença do Governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de saúde, André Longo, o grupo recebeu a primeira dose do processo de imunização contra a doença.
Os contemplados nesta etapa foram o médico intensivista Manoel Alves, de 47 anos; a técnica de emfermagem Alexina Codeceira, 50; a enfermeira Cristiane Gomes, 50; a auxiliar de farmácia Sandra Lopes, 55; a nutricionista Janaina Nascimento, 44; a assistente social Valmira Melo, 48; a fonoaudióloga Cristiane Neves, 47; a psicóloga Maria Renata Braga, de 39; e a fisioterapeuta Lidier Roberta, de 34.
Depois de tudo que vivemos, com sofrimento, perdas e choro, ser vacinado e saber que existe uma possibilidade de prevenir a doença emocionante. Tive Covid-19 em maio, cheguei a ir até a emergência, mas depois conclui os cuidados em casa. Vou me lembrar deste dia para o resto da minha vida. Viva o SUS”, afirmou Lidier, uma das primeiras a receber a dose nesta manhã.
“Essa vacina representa a luz no fim do túnel porque, através dela, enxergamos a possibilidade do fim da pandemia. Mas é importante salientar que, mesmo com a vacinação, não podemos baixar a guarda. Devemos continuar com as medidas de higienização e isolamento, usando máscaras, até que todos estejam vacinados e os casos comecem a cair”, declarou Manoel.O secretário de saúde do Estado, André Longo, explicou quantas pessoas serão beneficiadas inicialmente com a primeira carga de vacinas que chegou a Pernambuco. “No momento, só temos condições de atender a 20% do primeiro grupo prioritário (profissionais de saúde). Das 627 mil que receberão ao todo, 130 serão vacinadas agora. Começamos pelos trabalhadores que arriscaram a vida para salvar outras vidas”, frisou.
Caruaru
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a vacinação começa nesta terça-feira (19). Segundo a prefeita Raquel Lyra, as primeiras doses serão aplicadas no Hospital Municipal Manoel Afonso. “Vamos iniciar a vacinação com os trabalhadores de saúde que estão diretamente no serviço ligado à Covid-19”, disse a gestora.