Treze adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina, no Sertão de Pernambuco, iniciaram, nesta segunda (17), o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária. A formação, que contém 200 horas/aula, está sendo ofertada pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Desde 2013, quando a cooperação foi iniciada, cerca de 200 adolescentes atendidos pela unidade já participaram das aulas.
É a 16ª turma do curso, que dará aos socioeducandos a oportunidade de aprender atividades nas áreas da agricultura, zootecnia e agroindústria. Os encontros, que estão sendo realizados no Campus Petrolina Zona Rural nas segundas, terças e quartas-feiras, no período da tarde, vão abranger técnicas de manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves, trabalho em hortas orgânicas e convencionais e manufatura de produtos. A previsão é de que a formação seja concluída em maio deste ano.
“A Funase vem atuando fortemente na oferta de atividades que envolvem os socioeducandos em práticas profissionais. Os adolescentes participam das aulas, aprendem e passam a replicar o conhecimento com seus familiares quando saem da unidade. A parceria com IF Sertão vem dando muitos resultados positivos”, avaliou a coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Alencar.