Por Vera Cruz Comunicação
Os empresários industriais da região do Araripe reuniram-se nesta quinta, dia 20, com os diretores do Sistema FIEPE, que é composto pelo SESI, SENAI e FIEPE/IEL, para a realização das escutas regionais do planejamento para 2023 e a prestação de contas das ações que foram realizadas ao longo deste ano.
De maneira virtual, o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, agradeceu a presença dos empresários e entidades parceiras e destacou o papel fundamental das escutas que serão realizadas nas regionais. Para ele, as sugestões e demandas oriundas dos empresários e sindicatos serão inseridas na Política Industrial de Pernambuco. “O Sistema FIEPE promove, anualmente, um grande processo de escuta dos empresários e sindicatos para compreender os anseios e demandas oriundos das bases, pois sabemos que podemos contribuir com a melhoria contínua das indústrias”, destacou.
De acordo com Bruno Veloso, diretor administrativo da FIEPE, a união dos empresários em torno de temas comuns é uma característica importante para acelerar o desenvolvimento das indústrias. “Alguns temas são problemas comuns na grande maioria das empresas de um determinado setor. Por isto, a união dos empresários para buscar soluções coletivas contribui para o fortalecimento do associativismo que é uma ferramenta indutora do desenvolvimento” afirmou.
O diretor financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, destacou a importância de todos os temas que foram apresentados pelos empresários da região do Araripe uma vez que as demandas serão inseridas na Política Industrial de Pernambuco que será revisada no ano de 2023 e entregue à nova Governadora do Estado. “O Sistema FIEPE tem feito sua parte no processo democrático com a realização de sabatinas e debates com os candidatos ao Governo de Pernambuco e Senado. Teremos muitos desafios a partir de 2023 que passam por áreas como o excesso de tributação e burocracia, infraestrutura e logística, competitividade, energia, mobilidade, saneamento básico, saúde, educação e qualificação profissional, meio ambiente, inovação entre outros. Todos estes temas são fundamentais para o desenvolvimento das indústrias pernambucanas”, disse.
Para a diretora regional do Araripe, Daniela Batista, os temas apresentados pelos empresários da região precisam ser tratados como prioridade por parte dos governantes afinal a indústria regional necessita de todo apoio para que continue gerando mais empregos, renda e desenvolvimento social e econômico. “Hoje, apresentamos temas que foram mostrados como maior oferta de capacitações, cursos e treinamentos e o incentivo à inovação nas indústrias para que contribua no crescimento da indústria”, afirmou.
A reunião ainda teve a presença de Israel Erlich, superintendente da FIEPE/IEL, Cláudia Cartaxo, superintendente do SESI-PE, Camila Barreto, diretora regional do SENAI-PE, Fábio de Pádua, superintendente do Centro de Serviços Compartilhados, Jeferson Duarte, presidente do SINDUSGESSO, Rossana Webster, gestora do SEBRAE de Araripina, Fernanda Temóteo, diretora adjunta regional do Araripe e representantes de setores produtivos do gesso, construção civil, gráficas, têxtil, panificação, alimentos e outros.