O SESI Araripina tem inovado no processo educacional durante este período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia do Covid-19. Com o uso de ferramentas digitais e da parceria dos professores com o envolvimento das famílias, os alunos permanecem com a rotina diária de estudos e encontram novas formas de interação.
O uso de aplicativos e plataformas digitais aliado ao monitoramento dos pais faz com que, diariamente, os alunos estudem os conteúdos enviados pelos professores, que gravam videoaulas, fazem lives em suas redes sociais e interagem com os jovens por meio de aplicativos de mensagens ou em ambientes virtuais exclusivamente educacionais, como o Geekie e o Google Classroom.
A direção da escola é responsável pela moderação e publicação dos materiais nos grupos de mensagem e os pais garantem que os alunos continuem a estudar como se estivessem na sala de aula do SESI Araripina. Essa realidade tem aproximado os jovens e criado um ambiente de debate e aprendizado, permitindo que os alunos não tenham prejuízo no calendário escolar.
De acordo com a gestora do Sistema FIEPE na região do Araripe, Alba Nusia Mendes, o SESI Araripina novamente dá uma demonstração de inovação e compromisso com a qualidade da educação dos seus alunos. “Em meio aos desafios, as inovações surgem e nos mostram que podemos criar novas maneiras de fazer as atividades do dia a dia. A direção e os professores do SESI estão realmente engajados nesta nova dinâmica de educação e os alunos estão dando ótimas respostas para este modelo. Notamos também que os pais se envolveram e estão mais participativos no processo educacional dos seus filhos”, destacou.