Por Magno Martins
Em uma decisão polêmica, os quatro vereadores de oposição em Araripina votaram contra a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) de rejeitar as contas do exercício financeiro de 2016, referentes à gestão do ex-prefeito Alexandre Arraes (PSB).
Os vereadores Francisco Edivaldo, João Dias, Silvano do Morais e Divona se colocaram em pé para declarar seus votos contrários à recomendação do Tribunal, uma atitude que está gerando críticas e acusações de hipocrisia. O TCE-PE recomendou a rejeição das contas devido a várias irregularidades, incluindo salários atrasados, empréstimos consignados descontados na folha de pagamentos e não repassados às agências bancárias, além de contribuição do INSS e ArariPrev também descontados e não repassados.
A decisão dos vereadores foi classificada como uma defesa do “ex-pior prefeito que Araripina já teve” por populares. Os quatro vereadores estão sendo acusados de agir contra os interesses dos funcionários públicos, que foram os mais prejudicados durante a gestão de Alexandre.
A votação está gerando um debate na cidade, colocando em questão a responsabilidade dos vereadores perante as recomendações das autoridades fiscais e a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão pública.