Equipamento instalado vai suprir cerca de 90% do consumo mensal da unidade de saúde
A Neoenergia Pernambuco e a Fundação Altino Ventura (FAV) inauguraram a nova usina solar da FAV. O equipamento instalado no telhado da unidade de saúde ocular, localizada no bairro da Iputinga, possui a capacidade de geração de 469,26 kWp, com uma geração anual estimada em 672.153,71 kWh, o suficiente para atender aproximadamente 6,5 mil residências por 30 dias.
A iniciativa proporcionará uma economia de cerca de 90% do consumo de energia elétrica anual do hospital. A geração solar contribui diretamente para a saúde financeira da instituição, que poderá utilizar os recursos que antes eram utilizados para pagar as contas de energia, em investimentos para o bem-estar dos pacientes.
“Eficiência energética é uma das principais soluções que podemos oferecer a instituições como a FAV, agregando sustentabilidade financeira e ambiental. Aqui estamos mostrando que a parceria público-privada pode gerar benefícios importantes para a população. A Fundação Altino Ventura promove um atendimento singular para os pernambucanos e faz um trabalho incrível, por isso estamos tão felizes em estabelecer essa parceria para que a instituição permaneça prestando o serviço tão importante como o que presta para seus pacientes”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
“Essa ação que a Neoenergia está implantando na Fundação vai proporcionar que tenhamos 90% do nosso consumo em energia. Isso significa uma economia de recursos que vamos utilizar em serviços sociais, pois à medida que economizamos na conta de luz, podemos atender mais pessoas. Não temos como objetivo resultado financeiro, mas sim resultado social, e isso vai contribuir muito para nosso crescimento”, afirmou o presidente da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura.
A parceria para instalação da usina solar na FAV faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além de contribuir economicamente com a manutenção da instituição, o sistema de geração fotovoltaico contribui com a preservação ambiental, reduzindo a emissão de CO2, responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.
A ação junto à Fundação não é uma iniciativa isolada da Neoenergia Pernambuco. A distribuidora já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do Estado e construiu usinas em locais como TRF-5, AACD, Hospital da Mulher do Recife, Hospital Armindo Moura, Hospital Dom Tomás, Hospital de Câncer de Pernambuco, entre outros.