Importante eixo de integração entre a BR-101 e Jaboatão Centro, a PE-017, conhecida como “Estrada da Muribeca”, teve os serviços de requalificação retomados pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER, com investimento de R$ 34,1 milhões. A rodovia, por onde circulam mais de 24 mil veículos, diariamente, entra na reta final e as intervenções seguem em ritmo acelerado nos últimos quatro quilômetros, do total de 12 de extensão. A previsão de entrega é março de 2024.
A autorização para o reinício das obras de restauração da PE-017 foi dada pela governadora Raquel Lyra, durante a última etapa do Programa Ouvir para Mudar, no dia 27 de outubro, no Recife. A Estrada da Muribeca é muito utilizada por caminhões que transportam cargas dos Centros de Distribuição de Jaboatão dos Guararapes e ônibus que atendem a população dos conjuntos residenciais da Muribeca e Marcos Freire.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, destacou que a PE-017 é uma via muito importante para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife. “Estamos com o compromisso de melhorar as estradas em Pernambuco e com isso levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, disse Bezerra.
Na manhã desta quarta-feira (04), o presidente DER, Rivaldo Melo, vistoriou ao lado de técnicos do órgão, o andamento dos serviços de restauração no local. O gestor ficou satisfeito com a celeridade dos trabalhos e estrutura do canteiro de obras, que inclui um amplo laboratório para análise do material encontrado nas camadas inferiores do pavimento que vem sendo reciclado, além de uma usina de asfalto. “Estamos reiniciando as obras da PE-017, que começaram ainda em setembro de 2021, e vamos finalizar e entregar esta importante iniciativa, atendendo uma reivindicação antiga da população, um dos compromissos assumidos pela nossa governadora”, ressaltou o presidente do DER.
*TECNOLOGIA* – Atualmente, estão em andamento os trabalhos de restauração da base do pavimento no segmento da via sentido BR-101, além da instalação de bueiros do tipo tubular triplo metálico construído pelo método não destrutível, com 1,6 metros de diâmetro cada, através de nova tecnologia, sem danificar o pavimento e interdição do tráfego de veículos. Também serão realizadas restauração de pontes, a implantação do novo sistema de drenagem, da camada de asfalto em CBUQ (Concreto Betumino Usinado a Quente) e da nova sinalização horizontal, com a pintura da pista; e a vertical, com placas de trânsito, além da instalação do sistema de iluminação com lâmpadas LED nos pontos de travessias urbanas e acessos situados ao longo de toda a via.
FOTOS – divulgação/Semobi