Equipe do SESI Araripina participa da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Goiânia

Por Vera Cruz Comunicação

A Escola SESI de Araripina esteve presente na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada de 11 a 16 de novembro, na cidade de Goiânia – GO, e foi representada pelos alunos Heitor Pereira do Nascimento (8º ano) e Davi de Jesus Cruz (9º ano) da equipe araripinense de robótica Kyrios Lego. Durante a competição, os jovens foram desafiados a construírem um robô capaz de realizar resgate de vítimas em situação de risco, criar uma apresentação de arte usando robôs e, também, fazer uma programação eficaz para demonstrar seus conhecimentos em linguagem de programação.

Este ano, o destaque foi a OBR Artística, que, pela primeira vez, teve mais de 20 edições seletivas classificando mais de 50 equipes por todo o Brasil para a etapa nacional, inclusive a equipe Kyrios Art’s do SESI Araripina. Ela foi vencedora da etapa estadual de Pernambuco, premiada em primeiro lugar com a apresentação “Lampião Robótica”, que unia a robótica ao xaxado numa apresentação teatral divertida e cultural.

Na etapa nacional, a equipe se destacou entre as dez melhores e garantiu o prêmio pôster destaque, que avalia a criatividade e a organização da apresentação num pôster de tamanho A3, apresentando em sala de avaliação no dia da competição. A equipe foi acompanhada pelo professor Roberto Gomes, técnico da Kyrios.

Ana Mary Ferreira, gestora do SESI Araripina, acompanhou a equipe durante a OBR e destaca que a participação dos alunos na OBR Artística foi um marco de conquistas e superação. “Vencemos o Estadual e tivemos um destaque significativo na etapa nacional, levando para o palco a força da nossa cultura sertaneja e representando com orgulho o Sertão”,

Para Ana Mary, este projeto vai além da competição e representa uma celebração da pluralidade que nos define como brasileiros. A robótica não apenas desafia os alunos a desenvolverem habilidades técnicas, mas também estimula criatividade, trabalho em equipe e, principalmente, o reconhecimento das nossas raízes culturais. “Esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos jovens, pois ampliam horizontes e mostram que podemos unir tradição e inovação, valorizando nossas origens enquanto olhamos para o futuro” afirmou.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.