Com inscrições abertas até 15 de abril, iniciativa visa preparar as instituições para que estejam aptas a implementar projetos de inovação e fortalecer sua conexão com o ecossistema tecnológico da cidade
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, lançou o Programa de Incubação de NITs (PIN), voltado para instituições de ensino técnico e superior interessadas em estruturar seus próprios Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Com duração de três meses, o programa oferecerá capacitação especializada e acompanhamento intensivo para fomentar o empreendedorismo inovador no ambiente acadêmico. As inscrições estão abertas até 15 de abril pelo link: https://coreto.recife.pe.gov.br/incubacaonits, onde também estão disponíveis mais informações.
Para participar, as instituições devem estar sediadas no Recife, ter assinado o Pacto Recife pela Inovação, contar com um representante na Rede NIT Recife e formar uma equipe dedicada à implementação do núcleo. O programa de incubação tem como principal objetivo preparar essas instituições para desenvolver projetos inovadores e ampliar sua integração com o ecossistema tecnológico da cidade.
Para isso, as participantes terão acesso a mentorias mensais, suporte contínuo, uma ampla seleção de materiais de apoio e treinamentos conduzidos por especialistas nacionais na área.
“Com essa iniciativa, esperamos impulsionar a inovação dentro do ambiente acadêmico e aproximar ainda mais as instituições de ensino do mercado e da sociedade, fortalecendo o papel da cidade como um polo de tecnologia e empreendedorismo. Estamos animados com este projeto e confiantes do papel fundamental que ele desempenhará”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.
A metodologia do programa será baseada em três eixos fundamentais: organização interna do NIT, relacionamento com a comunidade acadêmica e integração com o ecossistema de inovação. Ao final do período de incubação, as instituições deverão demonstrar avanços concretos, como a formalização de uma política institucional de inovação e empreendedorismo, a criação de uma estrutura para fomentar projetos e startups, a implementação de uma gestão mínima de propriedade intelectual e o desenvolvimento de estratégias de parceria com o setor produtivo e tecnológico.
IMERSÃO EM IA – No dia 4 de abril, das 8h30 às 12h, a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia realiza mais uma iniciativa voltada à academia: a Imersão AcelerAI. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento em Inteligência Artificial, democratizar o acesso às novas tecnologias e capacitar acadêmicos locais, proporcionando uma base de aprendizado acessível e de qualidade sobre a aplicação da IA.
A programação abordará conceitos introdutórios da área e suas aplicações no mundo real, incluindo demonstrações de iniciativas em andamento na Prefeitura do Recife. A proposta é preparar os participantes para atuar em um dos setores mais dinâmicos e promissores da atualidade. O evento acontecerá no Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (UNIT), localizado na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 3905.