Trajetória e crescimento da empresa evidencia a relevância e valorização do Nordeste
O ano era 2008, com uma crise mundial e seus impactos sendo sentidos também pelo Nordeste. Mas, a vontade de fazer diferente no mercado da comunicação da região foi maior que o risco e fez com que dois, antes somente jornalistas pernambucanos, empreendessem e agora comemorassem os 15 anos de uma das maiores agências de soluções comunicacionais – Dupla Comunicação.
De longe, Antônio Tiné e Michele Cruz, sócios- fundadores da empresa, não previam chegar em 2023 com cerca de 30 clientes fixos, com um faturamento de 2 mi em 2022, comandar 30 funcionários diretos em todo Estado e ter a marca consolidada na região. Mas, foi isso que aconteceu. “Além de toda mudança no mercado de comunicação e crises econômicas e políticas que estagnaram o país, vivemos uma pandemia. Mas, seguimos nos adaptando, moldando a realidade e buscando inovação constante ao negócio. Não temos medo de arriscar, calculado, claro”, afirma Michele Cruz.
A trajetória da Dupla é marcada por audaciosos projetos, como abertura de novas frentes de negócios, parcerias e de valorização do mercado nordestino. “Acreditamos que o fortalecimento do mercado, a sua valorização e entrega de bons resultados é o caminho para o constante crescimento da nossa marca na Região. Assim, não hesitamos em nos posicionar, buscar parcerias que agreguem, ressaltar a nossa diversidade e entregar a melhor solução em comunicação institucional que podemos. Essa é uma premissa interna que extrapola as salas e casas”, acrescenta. A agência ocupa cinco salas em um empresarial na área central do Recife e instituiu o modelo híbrido de trabalho após a pandemia de Covid-19.
Pensando sempre na trajetória e sustentabilidade, a empresa tem planejamento estratégico pronto até 2030, pretende crescer em 20% este ano e aposta na adaptabilidade. “Comunicamos. Não importa o público, estudamos e oferecemos o recorte necessário para atingir o objetivo do cliente. A nossa equipe diversa, engajada e atenta é responsável pelo nosso sucesso e manutenção dele nos mais variados clientes”, afirma Antônio Tiné.
A Dupla Comunicação tem em seu portfólio Natura, Avon, iFood, Sistema Fecomércio, Senac e Sesc, Shopping Recife, Usina de Arte, Oficina Francisco Brennand, MRV, Moura Dubeux, Shopping Recife, Hospital Santa Joana Recife, entre outros. Também já passaram pela agência Mondelez, Carrefour, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis, TIM. Para esses e tantos outros, a empresa oferece ou realizou serviços como assessoria de imprensa, media training, treinamentos de comunicação, conteúdo audiovisual, gerenciamento de crise, comunicação interna, planejamento estratégico de marketing, gerenciamento e produção de conteúdo para mídias sociais, relação com a comunidade e institucional, comunicação dirigida, gerenciamento de formadores de opinião e muitas outras possibilidades. “Por aqui costumamos dizer que: se é comunicação institucional no Nordeste, fazemos de maneira customizada e eficaz!”, brinca Michele.
Mercado – O último levantamento promovido pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom e pela Mega Brasil Comunicação revelou o tamanho real do mercado brasileiro de agências de comunicação corporativa. São 875 empresas em todo o país, com forte concentração no estado de São Paulo, que tem mais de 500 empresas em operação. Em seguida, com 70 agências, vem o Rio de Janeiro. Minas Gerais e Paraná se destacam com mais de 40 agências, seguidos por Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina e Pernambuco, cada um com mais de 15 empresas. A atividade fatura mais de R$ 3 bilhões por ano e emprega mais de 16 mil profissionais.
Campanha – Debutando, a agência coloca no mercado a campanha Dupla – 15 anos fazendo comunicação que transforma. Com anúncios em jornais, portais, revistas e campanha em web e rede social, com foco no Nordeste e Sudeste, as ações têm como personagem a artesã Cida Lima, conterrânea de Belo Jardim, agreste pernambucano, conhecida principalmente pelas cabeças de barro. Sua obra sintetiza tudo que a Dupla é e foi construído nesses 15 anos e será propagada nas peças e ações que envolverão todos os públicos da empresa. O mote faz conexão de sua trajetória com o artesanato local. As famosas cabeças moldadas à mão pela artesã representam a transformação diária necessária e modulada para uma forma única a cada peça. “Nada mais nos representaria neste momento. A nossa raiz, as possibilidades do barro, o cuidado que Cida tem com cada uma das peças, o impacto que ela, mulher danada e genuína, está causando na sua comunidade ensinando a muitos o ofício, sua história. Tudo nos une, encanta e nos lembra quem somos. Tê-la nos nossos 15 anos é honra, beleza no simples e muita potência” finaliza Michele.
Sobre Cida Lima
Trabalhando com o molde do barro desde os 8 anos, Cida teve uma guinada em sua trajetória em 2005, quando conheceu a artista plástica Ana Veloso. Após suas dicas, Cida começou a produzir as famosas cabeças de barro. Em 2011, participou da 12ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, onde vendeu todas as suas peças, compreendeu o valor do seu trabalho e se reconheceu enquanto artesã. Hoje, é reconhecida pelo PAB – Programa de Artesanato Brasileiro – como mestra artesã.