Força-tarefa pretende elevar a autoestima das mulheres que precisaram remover os seios no tratamento do câncer
A luta contra o câncer de mama no Estado ganha um reforço este mês. É o 2º Mutirão Solidário Outubro Rosa que vai realizar 80 cirurgias gratuitas de reconstrução mamária em mulheres que estão em tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional de Pernambuco (SBCP/PE) terá o lançamento oficial, nesta terça-feira (10), às 14h, no Hospital do Câncer, com a chegada da cirurgiã plástica Marcela Cammarota, referência nacional neste tipo de cirurgia, para fortalecer a campanha no Estado.
A ação encabeçada pela SBCP/PE reúne entidades públicas, profissionais de saúde e empresas do setor para facilitar o atendimento das pacientes, que estavam na fila de espera para realizar a mastectomia (procedimento de remoção total do seio ou de parte dele) e a reconstrução imediata ou aquelas que já fizeram o tratamento e aguardavam pela colocação de próteses.
Nesse sentido, quatro hospitais de referência no tratamento oncológico do Estado aderiram ao mutirão, cedendo toda a estrutura e pessoal para a realização dos procedimentos. São eles o Hospital Agamenon Magalhães, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE). Eles também realizaram a triagem das pacientes que estavam aptas para a cirurgia. Já as empresas Silimed e GSA doaram as 80 próteses, que serão implantadas nas pacientes.
Veredito – “Estudos mostram que as pacientes que fazem a reconstrução mamária têm sua autoestima renovada, aderem mais ao tratamento e, consequentemente, obtêm um índice maior de recuperação”, afirma a coordenadora do evento, a cirurgiã plástica, Catarina Montarroyos. “No entanto, deixamos nosso alerta que o melhor caminho para lidar com o câncer de mama é a prevenção através do diagnóstico precoce, pois aumenta as chances de cura em mais de 90%”, complementa.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, chegando a surpreendentes 2,3 milhões de vítimas por ano. Dessas, cerca de 970 mulheres são de Pernambuco.