Projeto de acesso à higiene e saneamento impacta mais de 8,5 mil pessoas na rede pública de ensino

Iniciativa do UNICEF, implementada pela ONG AVSI Brasil, integrou alunos, professores e gestores municipais de seis municípios do semiárido pernambucano em prol do acesso a um ambiente escolar saudável

O projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos” promoveu o desenvolvimento de 53 escolas nos municípios de Cumaru, Lagoa dos Gatos, Itaíba, Ouricuri, Bodocó e Araripina. Ao todo, 8.781 alunos foram beneficiados por oficinas sobre água, higiene e saúde menstrual, após nove meses de ações desenvolvidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A partir das atividades, os estudantes se engajaram em uma campanha educativa voltada ao desenvolvimento de peças de comunicação sobre os assuntos abordados. Essa participação foi transformada em um concurso criativo para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nas categorias de pôster educativo, vídeo, post para redes sociais e história em quadrinhos.
O tema da dignidade menstrual é destaque nas peças enviadas para o concurso. Para Maria Vanuza da Silva, aluna da Escola Municipal Antônio Alves de Medeiros, em Bodocó, após as oficinas, ela está mais confiante em falar sobre o tema. “Fico feliz em conhecer os nossos direitos sobre a menstruação. Saber de tudo isso foi maravilhoso. O autoconhecimento protege”, disse.
Cada município terá seu momento de culminância e divulgação dos quatro vencedores entre os dias 14 e 21 de junho. A premiação inclui certificados, publicação dos materiais desenvolvidos nos canais oficiais do UNICEF e AVSI Brasil, além de um computador para o aluno ou grupo vencedor.

Para Ana Bianchi, gerente estratégica da AVSI Brasil, com base na análise de todas as atividades realizadas, além da manutenção e do fortalecimento de uma educação de qualidade, as ações desenvolvidas “promoveram o protagonismo de alunos e alunas para pensar e discutir higiene e dignidade menstrual nas escolas, colocando-os no centro do desenvolvimento.”
Ao total, 5.044 meninas receberam kits com absorventes e cartilha educativa elaborada pelo UNICEF. O material aborda temas como pobreza menstrual e discussões sobre menstruação com meninos, orienta e promove o acolhimento das meninas através do Programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal.
Dados do Censo Escolar em 2020 apontam que 4 em cada 10 escolas não têm acesso a serviços de higiene adequados.  Esse dado está diretamente relacionado aos índices de evasão escolar. Pensando nisso, surge a iniciativa “TEM Água”, uma ação voltada à garantia de ambientes mais seguros para as famílias e promover práticas de higiene em áreas urbanas e rurais, inclusive em emergências.
O projeto também envolveu gestores e funcionários em capacitações focadas no uso, manutenção e higienização de cisternas e caixas d’água, com orientações e normas de higiene dentro e além do ambiente escolar.
No geral, foram 40 escolas com obras de infraestrutura e 253 gestores e funcionários públicos que tiveram suas capacidades fortalecidas através da instalação de cisternas, mudanças na infraestrutura dos banheiros e sistemas de captação de água de chuvas.

Serviço

Projeto Escolas Saudáveis e Sustentáveis executado nas cidades de Cumaru, Lagoa dos Gatos, Itaíba, Ouricuri, Bodocó e Araripina, com evento de culminância e premiação para os alunos vencedores entre os dias 14 a 21 de junho.

14/06

Lagoa dos Gatos, às 13h

Local: Câmara dos Vereadores – R. do Comércio, 81.

17/06

Cumaru, às 14h

Local: Centro de Convivência de Idosos –  R. Projetada, Centro.

18/06

Itaíba, às 14h

Local: Auditório da Escola Eva Maria Moumesso – Nas intermediações da R. Rio Branco.

20/06

Araripina, às 9h

Local: Auditório da Escola Municipal Professora Maria Luzanira Muniz Ramos – R. Ana Ramos Lacerda, Centro.

21/06

Bodocó, às 10h

Local: Centro de Convivência de Idosos – R. Projetada, Centro.

21/06

Ouricuri, às 14h

Local: Auditório da Praça do CEU (Cineteatro Roderick Soares) – Av. Fernando Bezerra, Vila Ipsep.