A política em Ipubi tomou outro rumo desde quando foi lançada a pré-candidatura do ex-prefeito João Marcos (PSD) a prefeito do município, liderando o grupo da situação. Não lhe falta compromissos políticos e visitas as comunidades. Ele como ex-prefeito era o nome mais esperado pela população em todo o município e pela classe política, vereadores e outras lideranças.
No entanto, este fato deixou as oposições atônicas e sem reação, não se ver mais os outros dois pré-candidatos criando fatos políticos. As convenções estão se aproximando e nada de novidades no campo das oposições, até os nomes de pré-candidaturas a vereadores não se tem comentários. Sempre os mesmos dos mesmos, todos sem projeção política eleitoral. Enquanto que no grupo político liderado pelo atual prefeito Chico Siqueira e João Marcos, a disputa é grande por vagas a vereador, como também a vice-prefeito.
A cada dia o nome do ex-prefeito João Marcos (PSD) se consolida no cenário político, várias adesões e famílias abraçando a sua pré-candidatura. Nomes que eram ligados a oposição se definiram a seu favor, era o que estava faltando de fato no grupo político da situação.
As oposições no município tendo duas pré-candidaturas a prefeito, estão sem norte, procurando reagir ao fato de João Marcos agora pré-candidato a prefeito do grupo de situação liderado pelo prefeito Chico Siqueira.