O evento destacou a importância do planejamento sucessório como pilar essencial para a sustentabilidade e o crescimento das atividades no campo
Na última segunda-feira (21), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizou uma capacitação sobre “Planejamento Sucessório Rural”. Voltado para produtores rurais, o evento abordou a relevância de preparar a transição entre gerações na administração das propriedades rurais, visando assegurar a sustentabilidade do agronegócio.
A palestra foi ministrada por Gabriel Hercos, cofundador do Instituto de Gestão e Estudos da Tributação no Agronegócio, e reuniu virtualmente dezenas de produtores, além de contar com participantes presenciais em dois pontos estratégicos do estado: no Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (SINDICAPE) e no Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.
Durante o evento, destacou-se a importância de integrar as novas gerações na gestão das propriedades desde cedo, não só para garantir a transmissão de conhecimento, mas também para fomentar o empreendedorismo no meio rural. Dessa forma, é possível assegurar a continuidade e o legado familiar no setor. Além disso, foram apresentadas estratégias fiscais e jurídicas para preservar o patrimônio familiar, garantindo que a transição ocorra de forma tranquila e eficiente.