Em discurso no Pequeno Expediente desta quinta (18), o deputado Antonio Fernando (PSC) defendeu a construção de um canal para levar água do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco à Adutora do Oeste, estrutura responsável por abastecer municípios do Sertão Central e do Araripe. Segundo ele, a obra é essencial para ampliar a vazão, que já não consegue atender a demanda da região.
“Essa interligação teria cerca de 80 quilômetros, partindo do município de Salgueiro e percorrendo a área de domínio da BR-232 até Parnamirim, seguindo pela BR-316, entre esse município e o Alto do Engenheiro, onde fica a caixa de distribuição da Adutora do Oeste”, explicou. “Assim, teria valor reduzido, com custo apenas de tubulação e mão de obra, sem necessidade de desapropriações.”
A cobrança foi direcionada ao Governo do Estado e à Compesa. De acordo com Fernando, as populações de municípios como Araripina, Exu e Santa Filomena chegam a ficar 30 dias sem água. “Além de um grande problema social, o desabastecimento impede a instalação de novos empreendimentos e o desenvolvimento econômico da região”, disse.