A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, através da sua regional do Sertão do Araripe realizou nesta quarta-feira, 17, mais uma reunião do Conselho Empresarial, desta vez na cidade de Trindade com a presença de empresários e entidades parceiras.
O encontro mensal dos industriários tem por objetivo debater assuntos de interesse do desenvolvimento da região e levantar propostas e ações que são desenvolvidas pela FIEPE através da defesa de interesse da indústria regional. Diversos temas foram abordados neste encontro como, por exemplo, a implementação do Selo de Inspeção Municipal que está em execução pelo Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE), o programa Lócus da Inovação desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o atendimento da concessionária Neoenergia às demandas da indústria do Araripe.
O presidente do CISAPE e prefeito de Exu, Raimundo Saraiva informou como estão os trabalhos de implantação do selo SIM CISAPE que tem como meta desenvolver as agroindústrias da região. Com a obtenção do selo, os produtos podem ser comercializados em todas as cidades do Araripe e também no Sertão Central e do São Francisco aumentando assim as oportunidades de vendas para produtos derivados do mel, leite, ovos e pescados. O prefeito também destacou o andamento do polo industrial de Exu que tem atraído novas indústrias especialmente do setor calçadista.
“A região do Araripe está em pleno desenvolvimento e nós, enquanto CISAPE e todos os prefeitos que compõem o consórcio, estamos prontos para firmar parcerias e trazer mais desenvolvimento para a população”, afirmou.
Em andamento também um importante projeto com as indústrias do setor gesseiro através da ação da Univasf por meio do Centro de Estudos Tecnológicos Avançados sobre Gesso (CETAG) que é coordenado pelo professor Isnaldo Coêlho que promoverá nos dias 26 e 27 de maio o II Encontro A.I. Gesso com o objetivo principal de apresentar à sociedade, comunidade científica e empresarial, o protótipo de um equipamento capaz de medir a qualidade do gesso produzido que estará conectado a um aplicativo que está sendo desenvolvido pela startup Gesso Tech.
Presidida pela diretora regional adjunta, Fernanda Mendes Temoteo, a reunião do conselho também teve a participação remota de Edmilson Fonseca, gerente da Neoenergia que trouxe informações sobre o relacionamento da concessionária com as indústrias do polo gesseiro.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.