Na manhã desta terça-feira (22), o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Evandro Avelar, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) , Rivaldo Melo e o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio, Matheus Freitas, vistoriaram a primeira etapa de requalificação da PE-015. O trecho vai da avenida Pan Nordestina, em Olinda, até a divisa dos municípios de Paulista e Abreu e Lima, contemplando uma extensão de 12,7 quilômetros. A segunda parte das obras está prevista para iniciar em outubro deste ano. A iniciativa conta com investimento de R$ 175,5 milhões e tem previsão de conclusão em agosto de 2024.
Os gestores acompanharam o andamento das intervenções, que iniciaram em setembro de 2022, a partir do primeiro trecho da pista central da rodovia, no corredor exclusivo de ônibus, que vai da estação BRT, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, até as proximidades do Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Atualmente, estão sendo executados os serviços de terraplenagem, pavimentação e implantação do novo sistema de drenagem, atingindo 55% dos trabalhos concluídos, conforme previsto pelo cronograma das obras. Esta primeira etapa está prevista para ser finalizada em outubro próximo, quando começará a restauração das duas pistas laterais e, em seguida, a implantação da iluminação em Led, sinalização, urbanização e novas praças.
A requalificação da PE-015 é uma obra de grande magnitude, por ser o principal acesso à região Norte do Estado, que recebe um fluxo diário de 50 mil veículos e os ônibus do BRT Norte-Sul, sendo um dos principais corredores de transporte público do Grande Recife. Na próxima etapa das obras, será contemplado o trecho que vai do TI Abreu e Lima e até o TI Igarassu, neste município, pela BR-101, totalizando 24 quilômetros requalificados de vias. Quando concluída, essa iniciativa beneficiará mais de 900 mil habitantes dos municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu.
FOTO: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio