Chegando a sua 4ª edição, evento movimenta a Chapada do Araripe com mais de 50 ativações no Sesc Ler Araripina e toda cidade
Araripina se transforma em polo cultural com mais uma edição da Aldeia Princesa do Araripe. Realizado pelo Sesc Ler Araripina, o projeto traz 16 dias de programação cultural, ultrapassando 50 ações, dentre elas mais de 20 espetáculos, 16 oficinas, rodas de conversa, exposições e outras ativações em toda a cidade, integrando os setores de Assistência, Nutrição e Recreação do Sesc. A programação vai de 15 a 30 de setembro e pode ser conferida no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).
Este ano, o fortalecimento do trabalho com os grupos de cultura popular e de circo ganham destaque, com ênfase na ludicidade. Além disso, a programação segue conectada à produção teatral da região da Chapada do Araripe, que desenvolvem pesquisas e experimentações na construção de dramaturgias autorais, feitas de forma coletiva e influenciadas pelas realidades locais. E é nessa perspectiva que são trazidas manifestações culturais características da região, como a “Dança de São Gonçalo”, o Maracatu, a Capoeira, o Xaxado, o Coco e a tradição de Pífano.
“Promover a cultura e arte como direito de todos é um dos nossos compromissos na Aldeia, mas também pensamos no fortalecimento da economia criativa da região como um todo”, explica Cristiano José, supervisor de Cultura do Sesc Ler Araripina. Dentro dessa proposta, destacam-se oficinas e espaços de debate sobre a produção cultural da região. São elas: “Tradição da Cultura Popular, Impacto na Economia da Cultura”; “Estratégias de Capitação de Recurso e Elaboração de Projetos Culturais”; e “Diálogos Produtivos – Produção e Manutenção de Coletivos Cênicos”. O projeto conta com a parceria das Prefeituras de Araripina e Trindade, do Sebrae e da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço – Aldeia Princesa do Araripe
Quando: 15 a 30 de setembro
Onde: Sesc Ler Araripina (Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n, Centro)